Projeto Semeando

Donate Now

O Projeto Semeando nasceu no coração da missionária Luciana Martins, missionária enviada pela Igreja Batista Nacional em Vilas Reunidas, Sabará-MG, para integrar-se ao quadro de missionários da Missão VER, e a partir de uma viagem missionária dos ex-alunos do CETRAM (Centro de Treinamento Missionário), em janeiro de 2003, Luciana ouviu a respeito da cidade de Amanaiara-CE, ela percebeu então a importância de experimentar a prática missionária em solo brasileiro, uma vez que o seu chamado missionário era para África.
Os desafios eram muitos, mas a intervenção de Deus supera as nossas limitações, e juntamente com o apoio da Igreja, Missão VER, amigos e irmãos que apoiaram o projeto, contribuindo financeiramente, e orando sem cessar para que Deus cumprisse o Seu propósito através da vida de Luciana, o projeto Semeando iniciou-se então em 2004.

Objetivo geral

Desenvolver um projeto missionário no Sertão Cearense.

Objetivos específicos

  • Obter experiência missionária prática em território nacional;
  • Implementar projetos de cunho evangelístico (impactos nas praças, evangelismo pessoal, discipulado, visitação, clubinho com crianças e juventude;
  • Aplicar cursos de treinamento para obreiros da igreja local (discipulado, evangelização e escola bíblica dominical);
  • Dar suporte às atividades da igreja local;
  • Apoiar e revitalizar os projetos sociais da localidade (alfabetização, reforço escolar, higiene, saúde e outros);
  • Aplicar um curso básico em missiologia por um período de 3 meses.

Porque semear no sertão cearense?

O Sertão ocupa 57% do território Cearense, onde paisagens se misturam ao clima árido, à vegetação da caatinga e aos extensos açudes. As cidades são formadas por uma povo simples, acolhedor e muito religioso, devoto ao Padre Cícero e suas crenças. O Ceará tem uma população de 7.417.402 sendo; urbana: 2.138.234 habitantes, rural: 5.279.168 habitantes. O Sertão cota com um clima semiárido e a temperatura média entre 32 e 33 graus.
A cidade de Amanaiara foi escolhida como cenário missionário para implantação da fase inicial deste projeto, tendo em vista estar situada no Sertão Cearense.
A implantação do Projeto Semeando possibilitará a habilitação dos obreiros locais para darem continuidade aos projetos que forem revitalizados e implantados.
Semear no sertão, é pensar em semear no deserto; onde corações endurecidos, e pessoas calejadas, cansadas e esquecidas pelos governos, são carentes do amor, da graça redentora do Senhor Jesus Cristo e sedentas de Deus, o Deus Ùnico e Verdadeiro, que criou todas as coisas para louvor de Sua glória. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Jó 8:32

Conheça a história devida da missionária Luciana

Natural de Belo Horizonte, solteira, com formação acadêmica em Missiologia pelo Instituto Bíblico Palavra da Graça.
Luciana Martins, foi criada em um lar evangélico, recebeu a Cristo como salvador pessoal aos 11 anos de idade após ouvir a mensagem do pastor da igreja local. Nessa época morava em Mairinque, uma cidade do interior de São Paulo. Foi batizada aos 15 anos de idade, no dia 01 de maio 1991, pelo Pastor David Campelo Vilela, da Igreja Batista em General Carneiro, atualmente Comunidade Batista semeando. Desenvolveu trabalhos nas áreas de estruturação e coordenação de escola bíblica dominical para crianças e juventude. Participou em grupos de louvor, evangelismo em praças, escolas, favelas e impactos evangelísticos em outros estados brasileiros. Atuou em ministério de missões e auxiliou em ministérios vinculados à Missão VER.

Seu chamado

No ano de 1993, aos 18 anos de idade, sentiu que Deus estava separando-a para obra missionária. Após ler o livro do profeta Isaias 42:1-9, teve uma forte convicção desse chamado e a partir desse momento sentiu que deveria fazer um seminário. Começou participando de conferências missionárias e do ministério de missões da igreja local.
Em Agosto de 2000, por intermédio da igreja local, ela ingressou no curso de Missiologia, no Instituto Bíblico Palavra da Graça. Em 2001, Deus colocou um amor muito grande em seu coração por Moçambique (país da África), orava diariamente por esse povo. Então, ela percebeu que Deus não queria apenas uma intercessora, mas alguém que se colocasse na “linha de frente”. Em junho de 2001, veio a confirmação deste chamado. Ela buscou maior preparação para o trabalho missionário, e em Julho do mesmo ano, ingressou como missionária de tempo integral na Missão VER, no bairro Jardim Vitória, em Belo Horizonte.
A escolha do Sertão Cearense se deu em janeiro de 2003, a partir dos resultados de uma viagem missionária feita pelos alunos do CETRAM. Ela entendeu, então, a importância de experimentar a prática missionária em solo brasileiro, antes de inserir em um contexto transcultural.

Projeto Semeando em 2009

O Projeto Semeando tem desenvolvido a Evangelização de quase 200 crianças e pré-adolescentes semanalmente, através da Escola Bíblica do “Ministério Infantil Semeando”, no sertão de Amanaiara e povoados vizinhos. Nestes 5 anos que tem sido desenvolvido, formou no Curso de obreiros para Escola Bíblica 14 irmãos, sendo que 07 desses hoje fazem parte do Ministério Infantil da Missão Batista Nacional em Amanaiara e outros estão atuando em ministério de suas igrejas locais.
Tem sido desenvolvido também ministério com jovens através de Palestras, evangelismo, discipulado, Intercâmbio e retiros com outras igrejas.
Junto a Comunidade tem sido feito palestras de orientação de higiene e saúde, Encontro com pais para orientá-los na criação de filhos. Tivemos a oportunidade de trazer este ano para Amanaiara, Cariré e Fortaleza a “Escola de Pais e educadores”, com Alexa Guerra e Pr.Aguinaldo Castanheiras, organizado pelo Projeto alcançamos um número muito grande de pais, educadores e futuros pais. Com palestras em Igrejas, Escolas e Casa de cultura.
Estamos aguardando para darmos mais um passo que é o curso básico em Missiologia junto com a M.VER-Ceará através do Centro de Treinamento
Creio que Deus me chamou para semear neste lugar e é isso que tenho feito nestes 5 anos através desses ministério citados acimas e apoio a outras igrejas evangélicas da região. Muitos têm reconciliado com Deus, se convertido e chegado ao batismo. Louvo ao Senhor porque Ele tem sido Fiel em minha vida através desse Projeto.

Coordenação e supervisão

Missão VER – (31) 3586-8326 – contato@missaover.com.br
Comunidade Batista Semeando (atualmente Membro) – Pr Aguinaldo Castanheiras
Igreja Batista Nacional em Amanaiara-CE – Pr Gonçalo Avelino

Execução: Missionária Luciana Martins

Maneiras de contribuir

Para depósito: Para efetuar depósitos em conta, favor enviar comprovante ou comunicado via e-mail ou FAX (31) 3493-1893, especificando o projeto

Banco Real – Agência : 0476 conta-corrente: 1053349-2
Caixa Econômica Federal – Agência: 0815 – conta-corrente: 329-3

Botelo bancário: Enviar pedido por e-mail, especificando PROJETO SEMEANDO OU DOAÇÃO PARA MISSIONÁRIA LUCIANA, com nome completo, valor a ser contribuído, tempo de contribuição, endereço completo com CEP, número de CPF.

Maiores Informações

Favor entrar em contato no escritório central da MVER:
(31) 3586-8326 ou pelo e-mail: contato@missaover.com.br

Se você não pode contribuir financeiramente, então ore por este projeto, ou escreva uma carta para os missionários que estão no campo, com certeza o seu carinho e atenção serão recompensados por Deus.

Deseja nos apoiar?

Caso deseje apoiar esta e outras causas ligadas à MVER, entre em contato conosco agora mesmo!

Contato