Informações sobre apadrinhamento de crianças

Apadrinhamento de crianças – Dúvidas frequentes

O apadrinhamento é realmente um modo efetivo de ajudar uma ou mais criança?

A melhor forma de transformar a vida de uma criança é transformar o mundo onde ela vive. Apadrinhando uma criança, você ajuda a trazer para comunidade mudanças significativas que farão dela um lugar mais alegre e saudável para se viver e crescer. Suas contribuições para o apadrinhamento irão ajudar a promover ações de desenvolvimento vitais na comunidade, tais como: educação, nutrição, liderança comunitária, empreendedorismo, artes, dentre outras necessidades. Através do seu envolvimento com o programa você poderá acompanhar o progresso de sua(s) criança(s) e também da família e da comunidade dela(s).

A contribuição vai direto para as crianças e suas famílias?

O dinheiro da contribuição não é enviado diretamente para criança ou sua família. Além do mais, as atividades dos projetos são financiadas com a sua contribuição, ou seja, a criança receberá benefícios e não o dinheiro em si. Qualquer projeto desenvolvido pela MVER tem a comunidade local como parceira, para que os recursos sejam aplicados da melhor forma e nas atividades que suprirão as necessidades locais.

Como as crianças são escolhidas para participarem do programa?

As crianças que participam do programa de apadrinhamento da MVER vivem com suas famílias dentro de suas comunidades. As crianças mais vulneráveis ao contexto social e suas famílias são prioridades na hora das inscrições. As famílias sempre são consultadas sobre fazerem parte do programa.

Como correspondo com a minha criança?

Sua criança vai gostar de receber suas notícias ! Ela quer conhecê-lo, saber sobre sua família, suas atividades preferidas e sobre o lugar onde você mora. Faça perguntas que a incentivem a corresponder-se com você. Você também pode mandar cartas através do nosso E-mail contato@missaover.com.br . Lembre-se de incluir os seguintes dados em todas as suas correspondências.

  • Nome completo da criança
  • Seu nome
  • Endereço Escritório Central:
    Missão Vida e Esperança Restaurada
    Rua Cândido Fernandes, 16 – União – 31.170-410 – Belo Horizonte-MG

Importante: Por favor, não escreva seu endereço, telefone ou e-mail no texto das suas cartas. Queremos proteger sua privacidade.

Minha criança irá me responder?

Sim. Dentro de aproximadamente 50 dias, à partir da data em que sua carta chegar até à criança, você receberá a resposta.

Sobre o que deveria ou não escrever?

Isso é uma decisão individual. Entretanto, existem algumas normas que gostaríamos de compartilhar com você.

  • Por favor, não inclua seu endereço em qualquer carta ou presente que enviar. Dentro de uma comunidade, seu endereço poderia ser fonte para uma aproximação indesejada ou outros pedidos inapropriados. Escreva apenas o nome de seu afilhado. Essa é a forma de guardar e garantir a privacidade dele.
  • Conte um pouco sobre você, sua família, trabalho, a cidade onde mora, etc. Seus afilhados irão gostar muito de saber mais sobre você.
  • Uma foto sua e de sua família é um ótimo presente para enviar aos seus afilhados. As crianças exibem as cartinhas e as fotos como verdadeiros troféus em sua comunidade.

Eu serei o(a) único padrinho/madrinha para cada criança.

Sim. A MVER designa um padrinho/madrinha para cada criança.

Eu posso apadrinhar mais de uma criança?

Sim. Você pode apadrinhar quantas crianças você quiser ou puder. Muitos padrinhos e madrinhas preferem apadrinhar crianças que têm a mesma idade de seus filhos. Essa é uma grande oportunidade de envolver toda sua família no apadrinhamento e desenvolver em seus filhos a consciência social.
Este é um resultado que a MVER espera, que tanto a criança e a família que recebem os benefícios quanto o padrinho ou a madrinha e sua família sejam transformados com o apadrinhamento.

Posso enviar presentes?

Sim. Coloque seu presente, carta ou cartão dentro de uma caixa. Proceda como indicado no item sobre correspondência. Caso você deseje enviar um presente grande e pesado (Ex. bicicleta, alimentos, etc..) ou presente em dinheiro, comunique-se antes com a MVER para receber instruções a respeito.

Eu irei receber informações do desenvolvimento da minha criança?

Você receberá todo ano saudações de natal e cartão de felicitações no seu aniversário. Por ocasião da Páscoa, você receberá um Relatório informando o rendimento escolar de sua criança, como está a saúde dela, quais seus sonhos e uma foto recente de seu afilhado.
As informações sobre os resultados da sua ajuda na transformação da comunidade você poderá acompanhar nos relatórios anuais que estarão disponíveis através do nosso site www.missaover.com.br

Como é feito o monitoramento das crianças, suas famílias e comunidade?

Cada criança inscrita é vista (fisicamente) pelo menos uma vez a cada três meses por uma pessoa responsável da MVER. A situação da criança é observada e são mantidos registros sobre seu estado. Todas as medidas necessárias são tomadas de acordo com as informações colhidas, sempre visando ao melhor atendimento às crianças inscritas.

Posso visitar minha criança?

Sim. Uma visita pode ser um acontecimento inesquecível para você e sua criança. Para coordenar sua visita entre em contato conosco. Um responsável pela MVER irá acompanhá-lo durante toda a visita. Esse procedimento visa zelar pela segurança e privacidade sua, do seu afilhado e de sua família. O contato com a Missão VER deve ser feito com, no mínimo, 30 dias de antecedência, para que a visita transcorra da melhor maneira possível.

Pode acontecer a substituição da minha criança?

É claro que a MVER espera o dia em que a família da sua criança e comunidade esteja pronta para dizer: “Obrigado pelo seu amor e sua atenção. Você nos ajudou a dar um grande passo!”. Porém, ocasionalmente, as famílias se mudam da comunidade. Quando isso ocorre, sua criança é substituída por outra que vive dentro da comunidade. Não se entristeça se isso acontecer, pois a nova criança também precisa muito de você. Lembre-se: seu maior presente foi ter mudado a vida de uma criança para sempre através de um simples gesto, o Apadrinhamento.

Como faço os meus pagamentos?

  • Depósito em conta-corrente: (Enviar comprovante do depósito ou informar via e-mail: data do depósito, valor depositado, nome da criança apadrinhada)
    • Banco: Banco Real
    • Agência: 0476
    • Conta-corrente: 1053349-2
  • Enviando cheque nominal e cruzado à Missão Vida e Esperança Restaurada
  • Solicitando boleto bancário (para este processo é necessário envio dos dados de identidade e CPF, endereço completo com CEP e nome completo do responsável)

As minhas contribuições podem ser deduzidas do Imposto de Renda?

Não. De acordo com a lei n° 9250 de 28/12/95, só podem ser deduzidas do Imposto de Renda as doações que passam pelos fundos governamentais (Fundo para a Infância e Adolescência). Como as doações que a MVER recebe são aplicadas diretamente nos programas que ela desenvolve, não é possível deduzi-las do Imposto de Renda.

-